Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

IMAX: antes tarde que nunca

Tela 14x21, 12 mil watts de potência e projeções em 70mm e óculos 3D reutilizados são sinais da modernidade chegando a São Paulo com quase 10 anos de atraso deixando jornalistas tupiniquins abobados.

O sistema Imax já é utilizado pelo menos há 8 anos na Europa e nos Estados Unidos, e somente agora chega ao Brasil, especialmente em São Paulo. A aclamada estreia da Sala Imax, no Unibanco da Pompéia, zona oeste da cidade, abre ao público na sexta-feira,16, com o documentário média metragem "Fundo do Mar 3D, de Howard Hall. É um novo jeito de ver cinema, é a principal tecnologia de projeção de filmes. A tecnologia foi desenvolvida no Canadá, em 1967, e tem quase 400 salas pelo mundo.


Altura de um prédio

A tela correspondente a um prédio de seis andares permite projeções tanto no formato tradicional, 2D, quanto em 3D com projeção em 70mm [enquanto os outros projetam em 35mm], e som triplo da potência. A tela mede 14m x 21m e é mais brilhante que as demais. Os óculos 3D utilizados para a projeção, segundo os diretores, serão higienizados após a sessão em uma máquina especial podendo ser reutilizado por outros telespectadores. O som em sistema surround sound digital, potência 12 mil watts [as outras salas teem 4.000 até 6.000 wats]. Para este sistema via de regra somente documentários captados com câmeras especiais que exploram imagens surpreendentes ou cenas escolhidas em algum filme.

Programação
A sala tem lugares marcados e os ingressos custam R$ 30,00, mas às quintas-feiras cai para R$ 20,00, mesmo assim é o cinema mais caro da cidade. A sala vai projetar filmes do modo ultrapassado, em 2D. A partir de fevereiro, dia 6, estão programadas várias estreias como "Batmann, O Cavaleiro das Trevas"; Watchmen, 6 de março; Monstros Vs Alienígenas, 3/4, em 3D; Star Trek, 8/5 e Harry Potter e o Enígma do Príncipe, dia 17 de julho, com algumas cenas em sistema IMAX.Mais em http://www.unibancocinemas.com.br/

Nenhum comentário: