Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Pico São Rafael

Mirante, quiosques e a nascentes de rios e florestas são poderosos atrativos e que poderiam transformar o local em ponto de encontro e de restaurantes.

Morro do Cruzeiro, como é mais conhecido é um ponto de referência dos moradores do extremo Leste paulistano. O morro fica nos limites de S~ao Rafael, de Iguatemi e Mau'a. O monte tem 998 metros de altitude e perde apenas para o Pico do Jaraguá, que tem 1.135 metros. Do alto de sua magnitude, o Pico São Rafael possibilita uma vista completa da Zona Leste, região do ABC e outras regiões da capital paulistana.
Algusn até acreditam ser este lugar sagrado. É o caso do Padre de Sapopemba, José Diilon, que organizava romarias para o morro. Mas n~ao s~ao soemnte os aspectos esperituais que valorizam o cen'ario com toda generosidade da natureza, pois no Distrito de S~ao Rafel nascem os afluentes dos Rios Aricanduva e Tamanduateí Mas o local sofre com habitação irregular. Por isso um Plano Diretor Regional tem um projeto para o lugar que visa criar uma 'Area de Proteção Ambiental, e um parque ao redor do morro, segundo a Emplasa [ Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano]. Em 2004 o Pico São Rafael foi incluso como Zona Especial de Preservação Cultural [Zepec]. A implementação de projetos ambientais para faixa de floresta que ainda est'a intacta, geração de renda para população carente e também o fomento turístico-ecológico.

Nenhum comentário: