Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

"Yoko Ono - uma Retrospectiva"


Yoko ono musa do ex-Beatles John Lennon ganha exposição a partir de sábado, em São Paulo onde se poderá ver as várias facetas da artista.

Yoko,74, foi uma das artistas que ajudou a colocar combustível os limites das artes visuais, especialmente com na série "Instruções", cujo conceito é a partir de 1955.
Ela vista o Brasil pela segunda vez, sendo que fará uma performance inédita no CCBB, hoje,9, local que abrigará sua mostra. Muitas e várias facetas da artista, podem até ser um fato resumidas em duas: um é o seu trabalho conceitual, da imaterialidade, por exemplo como as - Instruções -, que criam aquilo que o crítico N. Bourriaud chama de "terapia pela experiência da percepção". [Foto divulgação]

A exposição está dividida em quatro partes. Começa nos anos 50, em japonês e vai dos anos 60 até os dias atuais, com a produção em inglês da artista, que se considera uma "cidadã do mundo ou do universo". O curador Gunnar Kvaran explicou que na mostra pode-se perceber a ruptura radical da artista a partir dos anos 60, quando ela reduziu a arte à essência das idéias.

"Yoko Ono - uma Retrospectiva" - Abertura: 10 de novembro, às 11h. Até 3 de fevereiro de 2008, de terça a domingo das 9h às 20h. Entrada gratuita. Programa Educativo. Agendamento prévio de segunda a sexta pelo tel.: (11) 3113.3649 (grátis). Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo. Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652

Nenhum comentário: