Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2016

PROJETO ECOPOÉTICA: oficina gratuita

PROJETO ECOPOÉTICA: inscrições para oficina gratuita começam nesta sexta-feira, 1º/07.

Fumproarte e Projeto Ecopoética apresentam Oficina gratuita, Perfomance e Sustabilidade em Intervenções Urbanas.

RIO GRANDE DO SUL, BRASIL - Financiado pelo Fumproarte, o projeto Ecopoética está de volta e terá uma série de atividades até 2017. As inscrições para a oficina gratuita Performance e Sustentabilidade em Intervenções Urbanas começam no dia 1º de julho. As performances dos alunos serão apresentadas em espaços urbanos de Porto Alegre em outubro. No ano que vem, estreia Ilha - espetáculo que irá montar uma ilha de lixo na confluência entre o arroio Dilúvio e o Guaíba. 

O PROJETO

 Criado pelos atores Rossendo Rodrigues e Marina Mendo,  Ecopoética teve início em 2013 e recebeu financiamento do Prêmio Décio Freitas. A primeira performance foi Dilúvio MA. Durante sete horas, o casal de performers ficou pendurado em uma rede de lixo sob uma ponte do arroio que corta a avenida Ipiranga, na capital.  O projeto multidisciplinar dedica-se à busca por poéticas de sustentabilidade no ambiente urbano. Outras duas intervenções cênicas também foram realizadas em ecossistemas aquáticos em estado de degradação: Ritual de Sobrevivência Urbana e Travessia.

 - Nos dedicamos a fortalecer as possíveis conexões entre o trinômio arte, cidade e sustentabilidade. Reconhecemos a prática artística como ferramenta fundamental na problematização dessas questões - explica o ator e coordenador do projeto, Rossendo Rodrigues. 

 O projeto terá ainda a consultoria do cenotécnico Rodrigo Shalako e da figurinista e artista plástica Margarida Reche. A produção ficará por conta de Liége Biasotto - CUCO Produções - e realização daPulperia Cultural. O financiamento é do Fumproarte - Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. (Fonte: Leo sant'Anna - assessor de imprensa).  

Nenhum comentário: