Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Biblioteca mundial digital

Mapa de 1562 mostrando o 'novo mundo' faz parte do acervo da Biblioteca do Congresso Americano, e imperatriz Thereza Cristina na Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura [Unesco] lançará na terça-feira,28 de abril, a Biblioteca Digital Mundial. O órgão poderá ser consultado gratuitamente via internet. A Unesco utiliza-se do acervo de grandes bibliotecas mundiais e instituições culturais de vários países, entre eles o Brasil. São dezenas de milhares de imagens, livros, mapas, manuscritos, filmes e gravações colhidos em bibliotecas em todo o mundo. Depois de digitalizados em sete idiomas para o site da Biblioteca Digital da Unesco http://www.wdl.org/ .
Verdadeiros tesouros culturais estão entre os documentos, como a obra da literatura japonesa O Conde de Genji, datada do século 11, que é considerado um dos romances mais antigos do mundo. Também, o primeiro mapa que menciona a América, de 1507, realizado pelo monge alemão Martin Waldseemueller e que se encontra na biblioteca do Congresso americano. Entre outras raridades do novo site constam as primeiras fotografias da América Latina, cujo material integram o acervo da Biblioteca Nacional do Brasil; o maior manuscrito medieval do mundo, conhecido como a Bíblia do Diabo, do século XII, que pertencente a Biblioteca Real de Estocolmo [Suécia], e outros manuscritos científicos árabes da Biblioteca de Alexandria, no Egito. Entretanto, o documento mais antigo é uma obra pictórica de oito mil anos com imagens de antílopes ensangüentados, na África do Sul.

Instituições
A Biblioteca Nacional do Brasil é uma das que contribuíram com auxílio técnico e fornecimento de conteúdo ao sitio da Unesco. O projeto contou com a colaboração de 32 instituições de países como França, China, Estados Unidos, México, Grã-Bretanha, Rússia, Egito, Arábia Saudita, Egito, Uganda, Israel e Japão. A ideia de uma biblioteca digital cultura mundial gratuita foi apresentada à Unesco pelo diretor da biblioteca do Congresso americano, James Billington, ex-professor da Universidade de Harvard, que dirige a instituição cultural do congresso americano desde 1987. O objetivo da Unesco é permitir o acesso ao maior número possível de pessoas a conteúdos culturais e ajudar a desenvolver o multilinguismo. Biblioteca Nacional> www.bn.br/digi

Reportagem de Francisco Martins publicada na versão impressa de http://www.globe.com/ , em 25/04/2009. [Mais http://www.formasemeios.info/
Biblioteca Congresso Norte-Americano http://formasemeios.blogs.sapo.pt/tag/cultura+mundo

Nenhum comentário: