Páginas

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Ele deu vida ao prototipo do cafajeste


Jece Valadão faleceu aos 76 anos na tarde de segunda-feira - 27 de novembro. O ator estava internado desde a tarde da última segunda-feira, dia 20, com quadro de insuficiência cardio respiratória aguda.

Valadão foi uma das principais figuras do cinema nacional nas décadas de 60 e 70, e imortalizado por interpretar vilões e machões. Entre suas encenações mais inesquecíveis, estão o de Os Cafajestes, de Ruy Guerra, A Idade da Pedra, de Glauber Rocha e Boca de Ouro, de Nelson Pereira dos Santos. Ele nasceu em 24 de julho de 1930, em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, Valadão se inspirou em sua própria vivência para compor tais personagens. Aos 16 anos saiu de casa com o baralho na mão, pois era esperto na jogatina também na vida real. Malandros, prostitutas,gigolôs, bicheiros e boêmios cruzaram seu caminho e foram a matéria-prima para construir os papéis de mau-caráter que o consagraram. Aos 28 anos resolveu voltar para a cidade natal e tentou viver como locutor, mas não tinha vocação. Mesmo assim, tentou a sorte no mesmo ofício no Rio de Janeiro. E logo veio da chance de atuar no cinema. O primeiro papel foi em Também Somos Irmãos (1949), de José Carlos Burle. Mas o conselho que ouviu de diretores o fez desistir - por um tempo - da profissão. Diziam que ele não era bonito o bastante. Hoje, ele é considerado um dos maiores galãs da época. Por meio da paixão pelo cinema, Valadão descobriu ser o "pacote completo".

No vasto currículo estão 106 filmes, no qual atuou, produziu e/ou dirigiu. Os temas passeiam por comédia, cinema novo, erotismo, violência, chanchadas e até mesmo pornô. Além disso, ele também fez diversas peças de teatro e participações na TV. Depois de dez anos parado, Valadão retornou ao cenário televisivo em pequenas participações especiais. Uma delas foi na novela global Bang, Bang, de Mario Prata, na qual viveu o bandido Joe Wayne. Seu primeiro protagonista no século XXI veio na minissérie da HBO Filhos do Carnaval, de Cao Hamburguer, que teve seis episódios especiais. Nela, ele interpretou o bicheiro Anésio Gebara e também patrono de uma consagrada escola de samba carioca. À direita, sua última aparição na televisão, em Bang-Bang , da TV Globo. No cinema deixa um filme inacabado com o Zé do Caixâo.

Nenhum comentário: