Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2019

BN promove literatura brasileira no exterior

Biblioteca Nacional promove literatura brasileira no exterior, para expandir horizontes e levar a literatura e a cultura brasileira para além das nossas fronteiras

Esse é o objetivo do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), instituição vinculada ao Ministério da Cidadania. Lançado em 1991 e reformulado em 2011, o programa apoia editoras estrangeiras que queiram publicar obras de autores brasileiros que já tenham sido lançadas no Brasil. Desde sua criação, o programa já concedeu 1098 bolsas para editoras de mais de 55 países, que traduziram e publicaram 981 obras de mais de 300 autores.

O envio de propostas pode ser feito ao longo dos dois anos em que o edital fica aberto, sendo que as avaliações ocorrem, aproximadamente, a cada seis meses. A próxima análise está prevista para setembro deste ano e incluirá projetos enviados até 14 de agosto.

Distribuição e divulgação

Qualquer editora estrangeira pode participar do programa. Para se inscrever, elas precisam encaminhar um projeto de publicação do livro nos moldes do edital. Além de já ter uma opção de tradutor, a proposta também deve conter um plano de distribuição e venda, com a tiragem prevista e as formas de divulgação da obra, indicando os principais pontos de venda, sejam físicos ou virtuais.

Análise

Após a inscrição, as propostas passam pela análise da Comissão Avaliadora do programa, composta por representantes da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cidadania, do Ministério das Relações Exteriores e um consultor externo especializado em literatura.

Nenhum comentário: