Páginas

sexta-feira, 6 de março de 2015

oficinas culturais do projeto Arte da Saúde

Estimular a capacidade e promover o protagonismo e a socialização. Essas são as propostas do trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes durante as oficinas culturais do projeto Arte da Saúde.
Foto: Aline Miranda

A iniciativa está presente em toda a cidade e, atualmente, é referência para cerca de 800 participantes, sendo que, somente na região Centro-Sul, estão inscritos 50 alunos e há disponibilidade de vagas para outros 50.

Interação e aprendizado


Na avaliação da educadora do Arte da Saúde na Regional Centro-Sul, Tatiani Ventura, é possível observar os benefícios da atividade no público assíduo. “Nós percebemos que, com o desenvolvimento das atividades, os alunos melhoraram muito, principalmente, no relacionamento interpessoal, além de demonstrarem interesse pela arte”, diz. Ela acrescenta que a participação das crianças e adolescentes no projeto é voluntária. “Eles não são obrigados a participarem e vêm aqui para se divertir, se informar e aprender”, explica.
As oficinas

As oficinas são formadas por grupos de, no máximo, 15 integrantes, que se reúnem duas vezes por semana, em horários alternados com a escola (manhã ou tarde). Dentro do planejamento também são encaixadas atividades que influenciam e despertam a curiosidade dos alunos no conhecimento dos espaços públicos da cidade, a exemplo de parques e museus.


O projeto Arte da Saúde teve início a partir de debates e seminários entre as áreas de Saúde Mental e Educação do município para discutir, principalmente, o que fazer para ajudar crianças e adolescentes hiperativos de uma forma diferente e não apenas com uso de medicamentos. A psicóloga e idealizadora da iniciativa, Rosalina Martins Teixeira, conta que a oficina piloto foi de xilogravura (reprodução de gravura em madeira) no Centro de Saúde Alto Vera Cruz, na região Leste, na década de 1990. O projeto deu certo e foi ampliado, chegando, a partir nos últimos anos a todas as regiões de Belo Horizonte.

Nenhum comentário: