Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Morre Chico Stockinger

Chico trabalhou como diagramador de jornais, xilogravura e fez seus estudos no RIo de Janeiro.

O escultor austríaco [Traun - 1919 ] radicado em Porto Alegre, RS, faleceu aos 89 anos na noite de domingo, 5 de abril. Francisco Stockinger chegou ao Brasil em 1921, e tornou-se um dos grandes nomes do Rio Grande so Sul. O escultor sofria de diabetes e problemas cardíacos. Toda formação artística foi realizada no Rio de Janeiro, primeiro no Liceu de Artes e Ofícios no de 1946, onde trabalhou no ateliê de Bruno Giorgi. Ao retornar para Porto Alegre passou a fazer diagramação para jornais e peças em xilogravura e caricaturas. Ele nunca parou sua pesquisa sobre à escultura. Chico realizou várias exposições tanto no Brasil quanto no exterior, Bienal de São Paulo, sendo que a concentração de suas exposições eram em Porto Alegre.
Trabalhando em madeira, bronze, ferro e mármore ele realizou obras múltiplas. Matérias menos nobres também eram utilizados como arame, pregos e parafusos. Seus últimos trabalhos foram esculturas abstratas em mármore e pedra, ambas com intuito de contemplar a beleza lírica, poética. O trabalho que deu-lhe notoriedade foi a série dramática de esculturas " Gabirus", da década de 1990, com inspiração nas famílias miseráveis nordestinas.
Outra temática recorrente na obra do artista era a humanidade na desconcertante crueza. Alguns trabalhos de Francisco Stockinger pode ser visto na exposição " De Valentim a Valentim: Escultura Brasileira dos Séculos XVII e XX, no Museu Afro Brasileiro, no Parque do Ibirapuera, São Paulo.

Nenhum comentário: