Páginas

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Guignard na Fundação Iberê Camargo

Exposição "A Perder de Vista " mostra ligação entre Guignard e Iberê Camargo de quem foi aluno.

O pintor Alberto da Veiga Guignard ganha retrospectiva e será uma das mostras culturais de Porto Alegre, RS, no próximo verão. A Fundação Iberê Camargo apresenta trabalhos do pintor fluminense, entre desenhos, pinturas um total de 43 obras entre os quais as duas telas 'Noites de São João', de 1942, emprestadas pelo MoMA - Museu de Arte Moderna de Nova Iorque; Família de Fuzileiros Navais [1938] e Três Mulheres 1930, pertencentes ao Instituto de Estudos Brasileiros, de São Paulo e Família no Parque, 1940, do acervo do Museu Juan Blanes, de Montevidéu.
A montagem dessa retrospectiva sobre Guignard traça uma ligação entre os dois artistas,haja vista que Iberê Camargo foi aluno dele entre os anos de 1940/42. Naturezas-mortas, peças de uma via-sacra, cenas urbanas e familiares, vila e igrejas, trens e balões podem ser vistos até março na Fundação Iberê Camargo até 8 março de 2009. O pintor se destacou entre os demais por buscar soluções formais algo pouco feito por seus contemporâneos da década de 1940. Entre as soluções, a diluição da tinta e a distensão das formas são alguns dos seus toques refinados. Assim, desmonta toda e qualquer tentativa de classificar sua arte como ingênua. Em certos momentos, Guignard deixou em segundo plano o assunto para se dedicar mais sobre a pinturas e buscar soluções e novas perspectivas.

Perfil
Alberto da Veiga Guignard nasceu na cidade de Nova Friburgo, RJ, em fevereiro de 1896. Mudou-se com a família para a Suíça em 1907, e durante os anos 1915 a 1923 freqüentou a Real Academia de Belas Artes, em Munique. Participou de várias exposições na Europa, e , em 1929 volta ao Rio de Janeiro. No Rio ele fez sua base artística, mas no ano de 1944, recebeu um convite do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek para fundar a Escola Municipal de Belas Artes, então, ele passou a residir em Belo Horizonte, onde viria também a morrer aos 26 de junho de 1962. Leia sobre o Museu Iberê > http://formasemeios.blogs.sapo.pt/512186.html
O artista ganhou homenagem com " A Casa de Guignard" em Minas Gerais
Palacete Dantas – Praça da Liberdade, 317 - Belo Horizonte, MG, Brasil
' A Perder de Vista'
Até 8 de março de 2009
Museu Iberê Camargo -
Avenida Padre Cacique, 2000
Grátis

Nenhum comentário: