Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2007

O adeus de Carmem Costa


Morre a cantora Carmem Costa uma das últimas damas da MPB brasileira
Carmem morreu na manhã de quarta-feira (25), aos 86 anos,ela estava internada desde terça-feira, 24 no Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A cantora sofria de insuficiência renal. Carmem Costa(Carmelita Madriaga), nasceu em Trajano de Morais /RJ no ano de 1920, Carmem Costa iniciou a sua carreira artística no fim da década de 1930, na época de ouro da rádio brasileira. Sua vocação e talento foi descoberto pelo cantor Francisco Alves, para quem Carmem chegou a trabalhar como doméstica. Conheceu o compositor Henricão, com quem inicia uma parceria musicale com quem viria a casar-se. Entre os grandes sucessos de Carmem Costa, que cantou ao lado de nomes da música brasileira, como Emilinha Borba e Marlene, estão "Eu sou a outra" e "Obsessão".
Em 1938, cantando em dupla numa feira de amostras, o Arraial do Rancho Fundo, em Juiz de Fora MG. No ano seguinte, de volta ao Rio de Janeiro, apresentou-se numa feira de amostras da Praça Quinze de Novembro, onde cantavam Carmen e Aurora Miranda, a dupla Alvarenga e Ranchinho, e as Irmãs Pagãs. Cantando em dupla com Henricão até 1942, obteve alguns êxitos gravados em 78 rpm da Odeon: Onde está o dinheiro (Henricão), Dance mais um bocado (Henricão e Príncipe Pretinho) e Samba, meu nego (Buci Moreira e Miguel Baúso). Sua primeira gravação individual foi feita na Victor em 1942, com Está chegando a hora, versão de Henricão e Rubens Campos da valsa mexicana Cielito lindo. Em novembro de 1945 a cantora se casou com o norte-americano Hans van Koehler, com quem viajou no ano seguinte para o exterior. Permaneceu durante dois anos em New Jersey, E.U.A., tendo-se apresentado em 1947 no teatro Triboro, em New York. Esteve ainda em Caracas, Venezuela, e Bogotá, Colômbia. De volta ao Brasil lançou, pelo selo Star da gravadora Copacabana, o frevo Sonhei que estava em Pernambuco, de Clóvis Mamede.

Nos anos 1950,a cantora obteve grande popularidade tendo atuado também no cinema, aparecendo nos filmes Carnaval em Marte, de Watson Macedo, em 1955; Depois eu conto, de José Carlos Burle, 1956; e Vou te contá, de Alfredo Palacios 1958. De 1959 a 1963 voltou a residir nos E.U.A. e realizou excursões artísticas por diversos países. Em 1961 passou três meses no Brasil, gravando na RCA Victor Se eu morrer amanhã (José Garcia). Em 1962 tomou parte no Festival de Bossa Nova realizado no Carnegie Hall, de New York, tocando cabaça, e em 1964. Em 1973 gravou pela RCA Victor o LP intitulado Trinta anos depois, reinterpretando antigos sucessos e gravando novas canções. No mesmo ano atuou num espetáculo realizado na igreja do Outeiro da Glória, no Rio de Janeiro, onde, dirigida por Artur Laranjeira e Antônio Crisóstomo, interpretou hinos sacros, benditos e rezas, com arranjos do saxofonista Paulo Moura. Realizou recitais semelhantes em vários locais do Brasil, como na igreja do Embu SP, na catedral de Brasília DF e no Teatro Guaíra, em Curitiba. Carmen Costa prosseguiu carreira solo e, para Henricão(apesar das músicas novas, de sua autoria, cantadas no disco) não houve recomeço - o LP não teve repercussão e o compositor morreu no esquecimento, em 11 de junho de 1984. [Fotos: Divulgação]

Um comentário:

Esmeralda disse...

Ela é parente de James Koheler Madriaga?