Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Marinha: concurso: reconstrução da estação antártica

O presidente do IAB, Sérgio Magalhães, lança o concurso Comandante Ferraz


Clique para ver todas as fotos de Concurso selecionará projeto para reconstrução da estação antártica
Foto: Davi Fernandes/Ascom do MCTI

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Marinha do Brasil lançaram, nesta terça-feira (22), o Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz, que selecionará o projeto arquitetônico das novas instalações da estação científica mantida pelo governo brasileiro. O evento foi realizado na sede do IAB, no Rio de Janeiro, com a presença do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), representado pelo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Carlos Nobre.


Inaugurada em 1982, a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) foi destruída por um incêndio em 25 de fevereiro de 2012. O fogo consumiu cerca de 70% das instalações e matou dois militares. Segundo o comandante da Marinha do Brasil, o almirante Júlio Soares de Moura Neto, o desmonte da estação antiga foi concluído há dez dias. “A nova estação poderá abrigar 200 pesquisadores e deve custar cerca de R$ 100 milhões. É claro que o custo vai depender das exigências do projeto vencedor, mas achamos que deverá ser aproximado ao da nova estação espanhola, que custou cerca de € 40 milhões”, destacou.


O concurso será aberto à participação de arquitetos brasileiros e estrangeiros associados a escritórios do país. O caráter internacional do concurso tem como objetivo promover intercâmbio de conhecimento entre profissionais de diversos países e estimular a inovação tecnológica. Além disso, para que a estação incorpore todos os requisitos técnicos e ambientais, será exigida a formação de uma equipe multidisciplinar constituída por diversos especialistas, sob a coordenação do arquiteto responsável pela elaboração do projeto.

Nenhum comentário: