Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Museu Goeldi: programa mundial de memória

Mapa mantido pelo Museu Goeldi integra programa mundial de memória

PARÁ, BELÉM (BRASIL) - O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) agora integra, oficialmente, o Programa Memória do Mundo por meio do Mapa Etno-Histórico do Brazil e Regiões Adjacentes, elaborado pelo etnólogo alemão Curt Nimuendajú em 1943. O documento reúne informações sobre todas as etnias indígenas que habitam o território brasileiro desde o século XVI. Integra o acervo da Coordenação de Informação e Documentação (CID) do Museu Goeldi.

O Memória do Mundo (Memory of the World – MOW), da Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), foi criado em 1997 com o intuito de promover o patrimônio documental com relevância universal. A coordenadora de Informação e Documentação do MPEG, Aldeídes Camarinha, afirma que, desde os anos 1980, tinha vontade de ver o mapa etno-histórico de Nimuendajú reconhecido mundialmente. “Foi o primeiro documento que nos veio à mente quando vimos o edital do MOW Brasil”, acrescenta Aldeides.

Documento do gênero cartográfico, o Mapa Etno-Histórico do Brazil e Regiões Adjacentes é colorido e foi produzido há 69 anos pelo etnólogo nascido na Alemanha, em 1883, sob o nome de Curt Unckel, trocado em 1906, por sugestão dos índios Guarani-Ñandeva, para Curt Nimuendajú, que significa fazer moradia.

Nenhum comentário: