Páginas

sábado, 9 de setembro de 2006

Reunião do G 20

Acontece neste final de semana reunião, com representação dos principais países exportadores agrícolas em franco desenvolvimento, no Rio de Janeiro.

O encontro é de suma importância, principalmente depois do fracasso da rodada de Doha, além de ser a primeira vez que os principais países e grupos negociadores da Rodada se encontram desde a reunião de 23 de julho, em Genebra. Não é encarada como uma reunião de negociação, mas se trata de uma reunião de alto nível, mesmo contanto com o envio de alguns ministros, não diminui sua importância.

A principal meta é a agricultura, e o Brasil é um dos grandes exportadores. Segundo o Itamaray, Estados Unidos, Japão e União Européia se mostraram interessados em participar, mas até agora ainda não desembarcaram no país. Porém, de concreto neste encontro somente que haverá uma declaração do G 20 solicitando a retomada imediata das negociações e a manutenção de subsídios que já foram aprovados anteriormente.

Em 23 de julho as negociações pararam devido impasse onde União Européia acusou os Estados Unidos de não colaborarem e melhorarem a oferta de redução de produtos agrícolas. Porém, os norte-americanos afirmam estarem dispostos a reduzir os subsídios. Os países desenvolvidos também querem que a índia e o Brasil e outros países em desenvolvimento sejam mais flexíveis, abram seu mercado no setor. [Francisco Martins]

Nenhum comentário: