Páginas

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Turista pode visitar ruínas em cidade do Maranhão



Turista pode visitar ruínas em cidade do Maranhão. Palácio nunca chegou a ser finalizado

A pequena cidade de Alcântara, no interior do Maranhão, é mais famosa pelo centro de lançamento de satélites da aeronáutica brasileira, que fica próximo. Quando a tentativa de colocar um foguete brasileiro em órbitra acabou em tragédia, o município foi muito citado nos meio de comunicação. Entretanto, o local abriga mais do que o único centro espacial da América Latina.

Alcântara tem apenas pouco mais de 22 mil habitantes. Lá, ficam algumas das ruínas mais recentes do mundo, como a de um palácio que nunca chegou a ser finalizado. Ela tem diversas belezas abandonadas, podendo ter sido um palco de grandes festas do império. Entretanto, tudo isso terminou em ruínas, que hoje em dia só servem para a visitação dos turistas.

No resto do mundo, a maioria das ruínas são de um período longínquo da história. Contudo, nesta cidade do Maranhão elas ficam ao lado de casinhas com arquitetura do estilo colonial em ruas comuns, onde vendedores tentam comercializar doces caseiros para os turistas.

Pode-se dizer que tais locais caindo aos pedaços constituem o maior atrativo do município, que pode ser chamado de uma "Machu Pichu mais nova e habitada". O lugar de maior destaque é o Palácio do Barão de Mearim, que teve sua construção iniciada no século XVII para receber Dom Pedro II, mas nunca foi finalizado, só restando algumas colunas e arcos de pedra.

A Igreja Matriz de São Matias é outra atração para o visitante. Ela foi construída no ano de fundação da cidade, em 1648. Dela, sobram só a fachada e uma das torres. Já a Igreja Nossa Senhora do Carmo, construída na mesma época, foi reformada e hoje em dia contém painéis de azulejos no altar.

O auge de Alcântara foi atingido no período colonial. Ela era um centro agrícola e comercial e a principal sede da aristocracia maranhense na época. Contudo, o esplendor durou pouco. A abolição da escravidão e o crescimento de outras cidades foram fazendo o município decair.

A cidade, hoje em dia, é muito calma e isolada, representando, para muitos, uma viagem no tempo. Para chegar até lá é simples. Basta pegar um barco em São Luís, que faz o trajeto em cerca de uma hora. Todo a cidade pode ser vista em um dia, não precisando pernoitar no local.
(Da redação www.click21.com.br / Francisco Martins )

Nenhum comentário:

Postar um comentário