Páginas

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Centenário do humorista Manoel de Nóbrega

Criador do programa 'Praça da Alegria" recebe homenagem no ano de seu centenário.


Manuel Soares de Nóbrega, nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em, 18 de fevereiro (ou 8 de dezembro) de 1913. Humorista brasileiro, criador de programa "A Praça é Nossa", faria 100 anos se estivesse vivo. Para marcar o ano de centenário, seu filho, Carlos Alberto de Nóbrega, realiza homenagem ao saudoso humorista com uma festa reunindo colegas no restaurante do  SBT de São Paulo.

Ex-estudante de economia, resolveu mudar de profissçao, assim, iniciando a carreira artística no rádio, em 1931, no Rio de Janeiro. Em 1940 viajou para São Paulo, onde foi direto para o rádio e trabalhou em emissoras como Cultura, Nacional - 1956, onde viveu "Zé da Bronca", depois mudou-se para rádioTupi e Piratininga.

Na televisão estreou na década de 1950 tendo passado pela antiga TV Paulista, depois Rede Globo e pela Rede Record. Foi também jornalista e deputado estadual por São Paulo. Sua mais famosa criação, sem dúvida, foi o humorístico "A Praça da Alegria", que criou, dirigiu e comandou a partir de 1957, primeiro na TV Paulista e depois na Rede Record. Nesta época conheceu o apresentador Silvio Santos, para quem acabaria vendendo seu negócio chamado "O Baú da Felicidade". Silvio Santos fez uma fortuna a partir daí, mas sempre manteve sua amizade com Manoel de Nóbrega, a quem convidou para ser diretor superintendente da sua primeira concessão de TV, a "TVS" do Rio de Janeiro.

Em 22 de dezembro de 1975, Silvio Santos e Manuel de Nóbrega (Nóbrega já muito magro e enfraquecido por um câncer) viajaram à Brasília para assinar o documento que daria ao Sílvio, a concessão da estação, o canal 11. Com sua morte, 17 de março de 1976 (São Paulo), quem assumiu o comando do programa foi seu filho Carlos Alberto de Nóbrega que até hoje o apresenta no SBT, agora com o título de A Praça é Nossa, com direção do neto Marcelo de Nóbrega - filho de Carlos Alberto. (Cortesia: AgênciaFM Noticiosa).

Nenhum comentário: