Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Francisco de Goya: 1746/1828

O reconhecimeto de sua arte viria somente quando ele tinha 62 anos. O retrato em pauta está no acervo de museu brasileiro.

Don Francisco de Goya y Lucientes era um camponês espanhol, tornou-se em uma das mais vigorosas personalidades que o mundo pictórico conheceu. Logo na infância mostrou seu talento ao receber as primeiras lições de desenhos, aos 12 anos. Mas, o apogeu de sua arte demoraria décadas, e somente quando tinha 62 anos é que ele obteve o reconhecimento como pintor.

O pintor evoluiu até seus últimos dias. Por isso ocupava um lugar ímpar na história da pintura mundial. Ele é considerado o último dos antigos grandes mestres e o primeiro dos mestres modernos.
Justificar
Goya alcançaria o sucesso através de retratos para personalidade, reis e fidalgos. São centenas até hoje imemoráveis. Para Formas&Meios e a equipe de ediores, o retrato " O Cardeal Don Luís Maria de Bourbon y Villabriga", é indicada como sua Obra-prima. O retrato encontra-se no MASP, Museu de Arte de São Paulo, Brasil. Conheça as outras obras indicadas em http://www.formasemeios.blogs.sapo.pt/ , na editoria obra-prima

Nenhum comentário: