Páginas

sábado, 30 de maio de 2009

Juan Carlos Onetti: 100 anos

Onetti é um dos maiores nomes da literatura em espanhol. Se vivo estivesse completaria cem anos em 1* de julho.

Juan Carlos Onetti era chamado de escritor de escritores devido singularidade ímpar em seus escritos. Fazendo parte das comemorações dos cem anos de nascimento do escritor uruguaio, em 1* de julho de 1909, sua primeira obra literária " O Poço", após 70 anos será traduzida para língua portuguesa. Também será traduzida para o português sua novela "Para uma Tumba sem Nome", de 1959, cujo principal personagem é o Dr. Diaz Grey, e o tema gira em torno de uma misteriosa mulher e um rapaz.

Carlos Onetti é sempre citado por grandes escritores como Mário Vargas Lliosa por ser uma referência na literatura. Fato confirmado quando venceu o prêmio Cervantes, em 1980. Sua trajetória na literatura envolve elementos como uso de linguagem, fazendo dele um escritor dotado de autenticidade, por isso admirado pelo supra sumo da literatura.


Autor de livros imperes e emblemáticos como ‘Vida Breve’, 1950; "O Estaleiro", 1961 " ‘Junta-Cadáveres", de 1964", e "O Poço" que será lançado em português em julho no Brasil. O livro, relata o dia a dia de um homem de 40 anos que repassa suas memórias em apenas uma noite. Nessa obra, a figura do sonhador está muito presente; a insatisfação e a decadência e o existencialismo precoce do século XX.

Na Espanha, ele reaparece com escritos inéditos com o conto " El Ultimo Viernes" {Última Sexta-feira} doado em março pela filha do escritor à Biblioteca Nacional do Uruguai, constrá do terceiro e último volume de "Obras Completas". ‘O Ultimo Viernes’ não foi lançado pelo autor, pois ele se encarregava de destruir aqueles escritos que não desejava vê-los publicados. Entretanto, estes e outros permaneceram em poder da filha, e serão lançados na Espanha como parte das comemorações dos 100 anos do escritor, que faleceu em 1994. {Foto: www.elpais.com }

Nenhum comentário: