Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2009

MAM: mostra sobre design



Vassoura, cadeira, sandálias e luminárias são trunfos da mostra sobre design nacional que cresceu com a geopolítica cultural.

Exposição proporciona uma viagem por uma das fases mais produtivas do design brasileiro. Peças produzidas por 95 nomes da área ocupam espaços de um dos principais museus da Cidade, o Museu de Arte Moderna {MAM} onde diversas etapas e facetas do design brasileiro são abordados. Nomes contemporâneos como os irmãos Campana ficam lado a lado com veteranos designer como Sérgio Rodrigues, 81, e sua imortal criação a cadeira 'Mole', 1961, e o também premiado Fernando Prado com a luminária 'Bossa', os ladrilhos hidráulicos de João Grillo em cores variadas que podem ser customizados e a prosaica vassoura Noviça, que está no centro da mostra.
Nomes emergentes participam da mostra " Design Brasileiro Hoje:Fronteiras" entre eles o mineiro Eduardo Recife, o estúdio paulistano Lobo, que terá sua arte projetada nas minisséries "Capitu" e Pedra do Reino" do diretor Luiz Fernando Carvalho. Até os anos 1980 o Brasil era considerado um país periférico e ninguém dava nada pelo design tupiniquim. Com as mudanças e o implemento da geopolítica cultural tudo mudou. Há um grande interesse pela produção dos designers brasileiros.
O design brasileiro antes mesmo da onda de sustentabilidade e uso ecológico de materiais já se preocupava com o tema. O convite impresso em folha seca cuja inscrições foram feitas a laser por Fred Gelli, causou sensação no 55* Festival de Publicidade de Cannes, França. Outra preocupação com o Meio Ambiente é catálogo da exposição de Frans Krajcberg relizada em 2008 em São Paulo. Mostra tem curadoria da competente Adélia Borges.

Design Brasileiro Hoje:Fronteiras
MAM - Pq Ibirapuera, portão 3
Ter. a dom., das 10h00 às 18h00
R$ 5,50 - Dom. grátis
{11} 5085-1300
De 8/4 a 28/6

Nenhum comentário: