Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Renato Borgomoni: além de Santos

Músico e compositor de 93 anos lança o primeiro CD. Não é samba paulista e tão pouco carioca. Há um hibridismo na música que ele faz.

O paulista de Guariroba Renato Borgomoni completou 93 anos em outubro e vive em Santos, desde 1935, e lança o seu primeiro CD " Cavalo de Praia Canta Renato Borgomoni". São 17 faixas interpretadas por vários músicos entre eles seu filho Junior Borgomoni. Um show com as composições de Borgomoni pela primeira vez sobe à serra. Duas apresentações, sexta-feira, 28, às 21h30 e sábado,29, às 21h00 no Teatro do Centro da Terra, Rua Piracuama,19 - Sumaré - zona oeste. No CD há composições como "Banho na Minhoca", Se Todo Lugar do Mar Tem Peixe", Peixe de Pobre e No Fluxo e Refluxo". Borgomoni é autodidata e tem um modo diferente de fazer sua canções; letra e música ao mesmo tempo, tudo guardado na cabeça.
As canções passaeiam pelos temas do cotidiano. Algumas falam de futebol, incluindo Pelé, fala do amor ao casamento e da família. Mas sua obra está bem focada ao mar, o tratado da pesca nas ondas ou no porto. Com o lançamento do CD " Cavalo de Praia Canta Renato Borgomoni" será divulgado o documentário "Vou Vender meu Samba, Renato Borgomoni" o primeiro de uma série da Guela Produções, intitulada de Majestade Anônima.

O ex-membro do Partido Comunista, correu muito da polícia por causa de sua opção partidária. Tentou ser jogador de futebol, até chegou a jogar no Jabaquara. A partir daí foi vendedor portuário, sapateiro e aposentou-se como consertador de carga e descarga do porto de Santos. Filho de imigrantes italianos Ele teve influência de seu pai que cantava a ópera La Tarviata, em casa , conta Renato Borgomoni.

Nenhum comentário: