Páginas

sábado, 29 de novembro de 2008

Antônio Bandeira - MAC - USP

Panorâmica sobre obra do pintor apresenta esboços, desenhos e telas menos conhecidas , e mais se compara a um ensaio por seu caráter didático.

Mostra dedicada ao pintor cearense Antônio Bandeira, no MAC, traça uma panorâmica sobre seu trabalho e seus aspectos mais íntimo. Não espere ver aquele Bandeira com cores fortes. A mostra tem como objetivo apresentar os aspectos de trabalhos menos conhecidos. A exposição pode ser analisada como um ensaio, pois há um caráter bem didático que combina com o perfil do Museu de Arte Contemporânea.
São dezenas de pequenos desenhos, pinturas e 30 esboços lado a lado, o que ajudam ao espectador entender melhor o processo criativo do pintor. Aliás, o título 'Desconfiguração' é o aspecto central da mostra, uma defesa clara de que o artista não trabalha com conceitos abstratos, mas sim, abstrai, desconstrói o real e o tangível. Os curadores da mostra escreveram, ele trabalha 'indiscutivelmente com fragmentos da memória". Telas como 'Bicho', 1967, Mulher Sentada',1945, deixa sublinhado que o pintor via na repetição disciplina, ou seja, o retorno à mesma imagem em busca da configuração da sua arte. As figuras disformes de membros agigantados, remetem a celebres figuras antropofágicas. Todas as obras em exposição pertencem ao acervo do Centro Dragão do Mar, de Fortaleza, e a curadoria é de Roberto Galvão e José Guedes. Bandeira nasceu em 1922 3 faleceu em 1967. [Foto: Dragão do Mar]

Antônio Bandeira - MAC - USP
Rua da Reitoria, 160 - Cidade Universitária
São Paulo- [11] 3091-3039
Ter. a Sex. das 10h00 às 18h00
Sá. dom. das 10h00 às 16h00.
Grátis - Até 25/01/2009

Nenhum comentário: