Páginas

quarta-feira, 9 de julho de 2008

LIVRO CINE METRO: o cinema da elite paulistana

Livro contará história do mais charmoso cinema da cidade. Será um livro autêntico, origainal sem bibliografias. APÓIE ESTE LIVRO.

Antes da deterioração do centro da cidade e dos conglomerados de salas de exibição nos shoppings centers, vários cinemas se destacavam por suas salas e qualidade de exibição: o cine marrocos, ouro, art palácio, bandeirante e cine metro. É exatamente sobre este último - cinema metro, que vamos relatar sua história através de programas originais, deslumbrantes até mesmo para quem apenas aprecia um bom filme. É impossível gostar de cinema sem ter lido algo sobre o cine metro ou freqüentado- o. O glamour de décadas está de volta ! São mais de 350 "programas" medindo entre 28x23 {os primeiros}.Todos contém o filme em cartaz, a programação a seguir, propagandas, e são ricamente ilustrados com fotos de cenas com os astros da Metro Goldwin Mayer [MGM].


GRANDES ASTROS


Desde a década de trinta até o início de seu fim, nos anos 90, o cine metro era localizado na avenida São João, 791, região central de São Paulo, cativou clientes ilustres por sua programação de alto nível e qualidade na exibição. Grandes filmes como: Rainha Christina [Greta Garbo/ John Gilbert] Noivado de Arrelia com Frank Morgan/John Beal], Maria Antonieta [Norma Shearer/Tyrone Power] Madame Walewska, [Garbo/Charles Boyer ], Os Castiçais do Imperador com [Luise Rainer/William Powell], A Volta de Arsene Lupin [ Warren William / Virginia Bruce],"Destino" Herval Rossano / Sara Dartuss, e tantos outros que poderão ser revividos através desses programas originais distribuídos pelo cinema até a década de 60. A intenção é realizar um catálogo com todos os programas em P&B. Como se não bastasse os astros que ilustram as páginas dos programas, será inserido depoimentos de personalidades e freqüentadores, funcionários e comentários da direção da MGM, norte-americana.

DISTRIBUIÇÃO / LIVRO


Os programas eram distribuídos na bilheteria ao comprar o ingresso. Se houvesse interesse por parte do freqüentador passaria a receber em casa. Para tanto necessitava apenas preencher um cupom com o endereço. Os programas que nos referimos foram distribuídos entre as décadas de 30 até meados dos anos 60, e colecionados pelo maior conhecedor de cinema do país, proprietário de soberba hemeroteca Sr. FAUSTO VISCOND, 88 anos, {assistiu quase todos os filmes dos catálogos}."Comecei ir ao cinema aos 9 anos de idade para acompanhar minhas tias com seus namorados, pois naquela época namorados não iam sozinhos ao cinema ", afirma Visconde. O livro não narra apenas a história do cinema, mas também a história da cidade e de um de seus freqüentadores, hoje com 89 anos. É um livro recheado de lembranças, saudosismo de décadas que não voltam mais.

Em 1943, juntamente com os amigos Antônio,Walter,Juca, Bibo, Mola e Cojuta fundou o Clube dos Programas do Cine Metro, sendo, ele Fausto Visconde o presidente. A finalidade do clube, era de que um dos sócios estivesse sempre disponível para ir ao cine metro assim não perderiam a seqüência dos programas. Visconde passou a sua coleção particular [340 programas] ao jornalista Francisco Martins, que disponibiliza até 150 para exposição. Porém, a principal meta é a edição de um livro com o vasto material sobre o cinema que deixou grandes recordações em seus freqüentadores. O livro será ricamente ilustrado com os catálogos e depoimentos de pessoas que viveram a época de ouro paulistana.

Características do livro
Capa dura
Páginas: 240
Formato: P&B
Tamanho: 24 x 32
Miolo: papel couché 180g
Data de início: 15/03/2009
Entrega: 15/11/2010
Mais informações: Francisco Martins
[55 11/ 6848-3230 / 9847-9789
formasemeios@ig.com.br
fmartins.jor@itelefonica.com.br
http://www.formasemeios.blogs.sapo.pt/

Um comentário:

Cine São Paulo disse...

Parabéns ao Francisco!

Grande iniciativa!