Páginas

sábado, 21 de junho de 2008

Estrada Real – primeira estrada oficial

Com sua diversidade climática, geográfica e étnica a Estrada Real foi sendo construída ao longo do tempo como um dos roteiros mais plural do País.
[Agência FM] Através dos facões afiados dos Bandeirantes, a Estrada Real foi aberta há mais de trezentos anos ligando o litoral ao interior mineiro. A estrada cortava a tão temida Serra da Mantiqueira e levou bravos homens de outras épocas a descobrirem um espinhaço de uma das maiores reservas de ouro e de diamantes. Notícias das riquezas destas terras fez com que a Coroa Portuguesa decretasse como legal apenas uma das muitas vias disponíveis, instituindo assim crime de lesa-majestade para aqueles que adentrasse ou deixasse as "minas gerais" sem passar por um dos seus registros, controle. Durante este tempo, três grandes caminhos foram controlados e se tornaram as primeiras estradas oficiais do Brasil, ligando Paraty, Rio de Janeiro e o Arraial do Tejuco, Diamantina - MG, à região de Vila Rica [Ouro Preto]. A estrada foi lugar de tropeiros, boiadeiros, imigrantes, escravos e garimpeiros. Utilizando trilha dos índios Guaianás, alguns Bandeirantes saindo da região de São Paulo cortaram matas e serras para facilitar a locomoção e o transporte entre a região e o local da mineração. [No alto, Ouro Preto -MG e a outra Paraty - RJ - Fotos por Maurício Cardim]
Mais tarde, este caminho entre Paraty e Ouro Preto passaria a ser chamado de Caminho Velho, com uma outra pequena alça que estendia-se a Sabará e a Caeté. O Caminho do Sabarabuçu, extensão do Caminho Velho tinha como referência o Rio das Velhas e a Serra da Piedade. Anos mais tarde, com a expulsão de piratas e ladrões do Porto do Rio de Janeiro e da Ilha Grande, o governo português incentivou a abertura de uma segunda via em direção à terra das montanhas. Um explorador, Garcia Rodrigues, planejou e executou a construção de Caminho Novo, do Rio de Janeiro a Ouro Preto, mais rápido e preparado para receber maior fluxo populacional que migravam para as cidades mineradoras. Há um terceiro caminho, o dos diamantes, ligando Ouro Preto a Diamantina, privilegiado pela beleza cenográfica da Serra do Espinhaço, cuja via se destacou a partir de 1729, com a descoberta das "pedras brilhantes". São 177 municípios no seu entorno cujas características culturais como: artesanato regional, religiosas e econômicas e gastronômicas, isso faz da Estrada Real um dos destinos turísticos mais atraentes. agenciafm@gmail.com [# Reportagem original de AgenciaFM, publicada na versão impressa de www.revistacontemporanea.com.br , nº 8 de junho de 2008.

Informações:
{31} 3241-7166 – ou 0800 30 9002
estradareal@estradareal.org.br

Nenhum comentário: