Páginas

domingo, 11 de novembro de 2007

7a. Bienal Internacional de Arquitetura


Bienal discutirá a relação entre o público e o privado.O tema estará presente não só nos projetos que serão apresentados, mas também na concepção espacial da Bienal.

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Fundação Bienal de São Paulo realizam, de 10 de novembro a 16 de dezembro, a 7ª BIA - Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Considerada uma das maiores mostras de arquitetura, onde mundialmente figuram a Bienal de Veneza, da Itália, que está na 10ª edição, e a Bienal Ibero-americana realizada a cada edição em um país ibero-americano, a Bienal de São Paulo deste ano terá como tema “Arquitetura: o público e o privado”, questão sempre presente na arquitetura que é a expressão do caráter dos espaços públicos e privados e, principalmente, a relação entre eles.

O presidente Nacional do IAB, arquiteto Gilberto Belleza, acredita que a dimensão e repercussão da Bienal de Arquitetura trazem um grande potencial de discussão e divulgação do tema. Para o presidente do IAB-SP, Arnaldo Martino, em particular para os arquitetos, “interessa considerar neste debate aquelas situações que representem a riqueza de relações humanas do nosso mundo real e multicultural”. Segundo o arquiteto José Magalhães Júnior, coordenador da curadoria da 7ª BIA, o tema é complexo e o objetivo é promover o debate e extrair dos arquitetos, a partir de suas experiências e propostas, idéias sobre a questão. Voltando-se para a realidade brasileira, Magalhães destaca que o tema abrirá espaço para repensar as políticas de desenvolvimento urbano no Brasil ou a falta delas. “Projetos urbanos são necessários para se estabelecer a relação entre o público e o privado”, destaca o coordenador da 7ª BIA. No entanto, reforça, “hoje não há esse entendimento sobre a destinação dos espaços públicos nas grandes metrópoles brasileiras”.

Em todos os avimentos

A 7ª BIA vai ocupar os 28 mil m2 do Prédio da Bienal entre o térreo e os três pavimentos. A edição deste ano terá duas exposições especiais em homenagem a Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, dois dos maiores arquitetos brasileiros, reconhecidos internacionalmente pela importância de suas obras. Exposições tradicionais também integram a mostra, como o Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura, Exposição de Arquitetos Brasileiros Convidados, Exposição Geral dos Arquitetos, Representações Nacionais, Exposições Institucionais, Mostras Especiais Internacionais e Exposição de Arquitetos Convidados Estrangeiros, além do Fórum de Debates. Painéis fotográficos, maquetes, instalações e recursos audiovisuais vão compor a apresentação das exposições. Ainda integra a Bienal uma feira de livros permanente que contará com as principais editoras especializadas em arquitetura.


7ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo


Data: de 10 de novembro a 16 de dezembro de 2007
Local: Fundação Bienal de São Paulo (Avenida Pedro Álvares Cabral s/n° - Parque Ibirapuera, portão 3).
Horário: de 3ª a 5ª, das 12h00 às 22h00, sextas, sábados e domingos das 10h00 às 22h00.

Nenhum comentário: