Páginas

sábado, 22 de setembro de 2007

Memorial do Homem Kariri: cultura no agreste


A mídia está muito centrada na cultura da região Sul do País e não imagina que um interiorano brasileiro conheça Fellini, Orson Wells ou J.D.Sallinger e pterossauros. É como se eles estivessem proibidos ao conheciemnto.

Fortaleza - CE {AgênciaFM} 24 de setembro - Fundado no ano de 1992, o Memorial do Homem Kariri trouxe consigo o ressurgimento e a restauração da Casa Grande, uma fazenda que no final do século XIX deu origem à cidade de Nova Olinda, sertão cearense, primeiramente, um museu foi implantado para que os objetos arqueológicos recolhidos na Chapada fossem guardados de forma adeqüada. O projeto deu certo, e ao Memorial foi anexado mais um prédio chamado de Educandário com função de abrigar os laboratórios da Escola de Comunicação, devedeteca, gibiteca e o parque infantil. Já o Ponto de Cultura oferece aos jovens sessões de filmes e shows musicais que via de regra são produzidos pelos próprios alunos, e todos têem como base a história e instrumentos da região. Ou seja, o Memorial do Homem Kariri é um local onde todos podem conhecer a história dos primeiros habitantes da região, principalmente os índios Kariris que nomeiam o projeto. Vasos de cerâmica, ferramentas de pedra estão expostos lado a lado de fotos que mostram sítios arqueológicos e mitológicos da região cearense, encravada no alto sertão. Há também um programa de TV que é produzido por o Ponto TV - o 100 Canal, a Rádio Casa Grande, e ainda editam uma revista em quadrinhos, a Turma Cariuzinho, e um jornal mural.

Quindins e cultura

A Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri foi idealizado por Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde, cujo Alemberg carrega o apelido ainda do tempo em que vendia as guloseimas no sertão. A ONG, tem como função educar crianças e jovens sertanejos em gestão cultural através de seus programas de memória, comunicação, artes e turismo, envolvendo seus familiares pela criação da Coopagran [Cooperativa dos Pais e Amigos da Casa Grande ] que administram o projeto. Alí, o visitante também tem acesso aos laboratórios do Memorial do Homem Kariri e seu acervo, peças arqueológicas e lendas da pré-historia do homem Kariri, a Escola de Comunicação da Meninada do Sertão o teatro Violeta Arraes - Engenho de Artes Cênicas entre outras propostas culturais. Além de cultura há atividades turísticas que o visitante pode aproveitar, não só da hospitalidade nordestina, mas também pode visitar um sitio mitológico e arqueológico da pré-história do homem regional, fazer excursões para Juazeiro do Norte e visitar o fenômeno da religiosidade popular “Padre Cícero”; conhecer o Memorial Patativa do Assaré, o maior poeta popular de todo o Sertão. Pode cruzar fronteiras e visitar Exú -PE, para conhecer o museu de Luiz Gonzaga, o maior artista e ícone compositor da musica brasileira, ou ir até Santana do Cariri para visitar o museu de fósseis com seus pterossauros e outros fósseis de até 150 milhões de anos na pedra calcárea.

Como chegar lá

Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri na cidade de Nova Olinda interior do Sertão cearense, distante 50 km de Juazeiro do Norte-CE e a 560 km de Fortaleza, capital do Estado.
O acesso é feito de ônibus vindo de todas as capitais do Nordeste via Juazeiro do Norte, e de avião de São Paulo e Fortaleza. casagrande@baydejbc.com.br Telefax: (088) 521-8133 e (088) 546-1333
Endereço: Rua Jeremias Pereira 444, 63165-000 Nova Olinda,Ceará
www.fundacaocasagrande.org.br

Nenhum comentário: