Páginas

sábado, 19 de maio de 2007

MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES


Momentos significantes da arte no Brasil produzido no período colonial ao contemporânea está presente na coleção do M.N.B.A., no Rio de Janeiro.

O Museu Nacional de Belas Artes é o principal do País por sua história e posição na produção artística e cultural brasileira. Por estar ao lado da Biblioteca Nacional e em frente ao teatro municipal, formam um grande triângulo cultural. Depois da ocupação de diversas e indesejáveis ao seu propósito inicial, o museu retoma todo o espaço da importante construção neoclássica erguida entre a avenida central, mostrando a nação e ao mundo toda força criadora brasileira, através das obras expostas e depositadas em seu acervo. Pode-se ter uma noção folheando o livro "Acervo do Museu Nacional de Belas Artes" patrocinado pelo Banco Santos, que vem prestando grandes serviços à literatura, que faz do livro um documento necessário, e comprova que o M.N.B.A. é o principal acervo nacional de artes visuais. Criado em 1937, por muito tempo funcionou em pequena parte do prédio construído em 1908, para sediar a Escola Nacional de Belas Artes. Com a saída da escola, a partir de 95 o museu se instalou na plenitude do prédio. São 10.500 metros quadrados de galerias para exposição de obras do acervo e de mostras temporárias.

Grandes mestres

O pátio, que servia de estacionamento, hoje, abriga gigantesco painel de azulejo de Djanira, trazido do túnel Santa Bárbara /RJ. O reparo do paínel ficou à cargo da fundação Roberto Marinho, e o pátio ganhou o nome de Roberto e Lily Marinho. Em 1999, foi aberta a galeria do século XXI, espaço sem qualquer interferência de janelas, portas ou divisões. O museu já mantinha as galerias do século XVII, XVIII e XX. Em seu acervo Coleção como de Frans Post - do século XVII, mobiliário e esculturas de Marc Ferrez, Francisco Chaves Pinheiro, Antônio Teixeira Lopes,Guinard [foto à direita], Victor Meireles [acima] entre outros deslumbram os visitantes. Definiríamos o M.N.B.A. é um museu de arte do tipo enciclopédico, como o Louvre e outros que possuem exemplares de produção artística universal de vários períodos históricos. Também tem coleção de pinturas italianas maneiristas e barrocas dos séculos XVI, XVII e XVIII, e mais o conjunto de obras de pinturas holandesas e flamengas dos séculos XV à XVII. O busto de Antonius, mármore do II século d.C., representando o favorito do imperador Romano Adriano pode ser visto no M.N. B.A. { FMartins}

Museu>
Avenida Rio Branco, 199
Centro - Rio de Janeiro
[55 11] 2240-0068

Nenhum comentário: