Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Morre dono da Folha de São Paulo


Morreu na tarde deste domingo (29) em São Paulo o empresário Octavio Frias de Oliveira, 94 anos, proprietário do Grupo Folha, responsável pelo jornal Folha de S.Paulo.

Em novembro, após sofrer uma queda em sua residência, em São Paulo, o empresário foi submetido a cirurgia para remoção de hematoma craniano. Teve alta hospitalar antes do réveillon, e desde então vinha se recuperando na casa de sua filha Maria Cristina. A morte de Octavio Frias de Oliveira foi constatada às 15h25. Frias recebia visitantes, supervisionava as empresas e participava pessoalmente da publicação dos editoriais da Folha até ser hospitalizado em 2006. "Protagonista da modernização da mídia brasileira na segunda metade do século, Frias pertenceu a uma geração de empreendedores pioneiros dos quais ele era um dos últimos remanescentes", diz a nota divulgada pela Folha neste domingo. O empresário deixa a viúva, Dagmar Frias de Oliveira, e os filhos Maria Helena, Otavio, Maria Cristina e Luís.

Carreira

Depois de atuar no serviço público e nos ramos financeiro e imobiliário, Frias adquiriu a Folha de S.Paulo em 1962. O jornal, reorganizado, virou a base de um grupo de mídia que inclui o diário "Agora", o Instituto Datafolha e o diário econômico "Valor", em parceria com as Organizações Globo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em nota divulgada na noite deste domingo, afirmou que "com a morte de Octavio Frias de Oliveira, o Brasil perde um dos seus mais lúcidos e destacados homens de imprensa". A nota diz ainda que Lula tinha por Frias "grande respeito e carinho". Durante a missa de posse do novo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (DEM) elogiou Frias, a quem classificou de "grande homem". "Frias foi um grande nome no processo de democratização do Brasil", disse Kassab. A notícia da morte de Frias Filho chegou durante a posse do novo arcebispo metropolitano de São Paulo, na Catedral da Sé. "Minhas palavras de condolência à família e a toda a equipe do jornal de toda a empresa. É uma notícia triste neste final de celebração", disse Dom Odilo Scherer
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lamentou a morte do empresário. Por meio de sua assessoria de imprensa, Renan, que se encontra em Alagoas, informou que, em nome do Senado Federal, envia os sentimentos à familia.

O presidente do Senado diz ainda, segundo a assessoria, que "o país e a imprensa brasileira sentem falta do Dr. Octavio, que não era apenas um grande jornalista, mas um empreendedor da imprensa, um homem de visão que tornou o jornal Folha de S.Paulo num dos principais jornais brasileiros". O empresário será velado nesta segunda-feira (30) às 9h no cemitério Gethsêmani. O enterro será às 12h, no mesmo local.
FONTE: WWW.G1.GLOBO.COM

Nenhum comentário: