Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2007

Niemeyer no Memorial


OSCAR NIEMEYER E MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA: IDÉIA E A OBRA

Este é o nome da exposição que a Biblioteca Latino-americana Victor Civita inaugura em 27 de março, às 19h, com entrada franca. A mostra vai até 28 de abril e é uma homenagem ao mestre, que completa cem anos em 15 de dezembro próximo. A mostra reúne a reprodução de esboços de Oscar Niemeyer para o Memorial da América Latina, croquis, a coleção de parte dos desenhos de arquitetura e de projetos técnicos utilizados para a construção do Memorial, além de fotos de Pedro Ribeiro tomadas durante a construção, acervo de livros raros sobre o artista e a exibição contínua de vídeo inédito com Niemeyer.

A curadoria é do professor da FAU-USP, o arquiteto Rodrigo Queiroz. Pedro Ribeiro compreendeu, de forma muito peculiar, a interação entre a sofisticação técnica utilizada para a concepção das estruturas do Memorial e a mão de obra de trabalhadores anônimos; a liberdade das formas de Niemeyer e a aparente rigidez dos recursos tecnológicos; a generosidade dos espaços e a pureza das superfícies brancas, contrapondo-se à frieza da metrópole.

Nessa mostra parte deles será exposta. Com esses desenhos será possível entender diversos aspectos dificilmente entendidos somente com a observação da obra construída, como a geometria de construção das formas, as armações de aço que fazem parte da estrutura de concreto armado e as especificações de acabamentos.

Os esboços elaborados por Oscar Niemeyer, acompanhados pelos seus textos manuscritos nos quais explica as razões, as intenções e as motivações do projeto permitem ver a força de sua criação e clareza das soluções. Esboços que registram um momento especial: o da antevisão pelo arquiteto quando registra as suas primeiras idéias que resultarão, meses depois, na arquitetura construída. Raramente expostos, são os desenhos utilizados para a construção, denominados pelos profissionais como “desenhos de execução”. Alguns arquivos especializados contam com acervos de desenhos deste gênero, mas, normalmente, são consultados somente por um público restrito.[Em P&B, edifício Copan, em São Paulo projetado elo arquiteto ]
Serviço:

Oscar Niemeyer e o Memorial da América Latina: Idéia e a ObraExposição de fotos, desenhos, croquis, livros e mostra de vídeo
28 de março a 28 de abril - Inauguração: 27 de abril, às 19h
Horário: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 15h
Entrada franca
Local: Biblioteca Latino-americana Victor Civita
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda

Nenhum comentário: